Se você é do mundo dos negócios, é possível que você tenha a impressão de ter mais de uma personalidade. Em parte do tempo você está de terno e cheio de reuniões no escritório. Em outros momentos, está em casa, quer sair com os amigos, com os filhos, a namorada. Em outros ainda, não se sente adulto suficiente perto dos pais.
Todos se comportam de uma forma no trabalho e deixam um pouco de si em casa. Pode ter chegado a hora de mudar isso. O site da revista Inc. reuniu sete razões para ser você mesmo no trabalho.
1. As pessoas não seguem quem não conhecem
David A. McKnight, consultor de imagem e autor do livro The Zen of Executive Presence, deu algumas dicas que estão em seu livro. McKnight diz que descobriu que era melhor ser ele mesmo em seu primeiro emprego depois terminar a escola. O consultor não passava confiança para seus colegas porque escondia deles sua opção sexual. Ele era gay e pensava que o mundo corporativo não o aceitaria bem. Com o tempo, aprendeu a relaxar e deixou sua personalidade transparecer, o que foi essencial para que ele se destacasse como líder.
2. Uma personalidade de mentira deixará clientes e outros contatos desconfortáveis
Eles poderão não saber a razão, mas McKnight notou que pessoas intuem se outras estão sendo verdadeiras. É importante que elas sintam como você é por dentro, quais são suas crenças e seus valores. Colegas de trabalho, por exemplo, prestam mais atenção se o seu comportamento é incoerente e se você não é autêntico.
3. Um ambiente de trabalho honesto é mais eficiente
Muitas pessoas escondem suas personalidades porque têm medo que a verdade prejudicará suas carreiras. Uma mãe pode não se sentir à vontade para dizer que não poderá ir a uma reunião às 18 horas por causa de seu filho pequeno. Da mesma forma, pessoas com fortes sotaques podem escondê-lo. O problema é que essas escolhas tornam o ambiente de trabalho pior para todos. Elas contribuem para um espaço em que ninguém se sente no direito de ser humano.
4. Você descobrirá mais cedo ou mais tarde que um determinado trabalho não é para você
Nem todo mundo gosta de mudanças e começar em um novo emprego nem sempre é tão agradável. Mas, se você trabalha em um ambiente em que é difícil ser autêntico, é possível que o sucesso e a felicidade não venham com facilidade. A hora para descobrir isso é agora, antes de investir tempo e esforço, além de comprar uma briga constante contra algumas normas. Se você não se encaixa na empresa, outros conseguirão.
5. Você se relacionará melhor com seus contatos
De acordo com McKnight, clientes que fazem negócios buscam alguém com quem se identificam. Pessoas trabalham com aquelas das quais gostam, se houver escolha. Se você tentar esconder determinadas características, elas notarão algum tipo de véu invisível. Livrar-se do véu aprofunda relações com clientes e outros contatos. Ao se revelar, poderão gostar ou não de você – e não do que você faz ou deixa de fazer.
6. Você será mais feliz
McKnight trabalhou para uma investidora que era artista nas horas vagas. Ela projetava uma imagem séria de si mesma em seu ambiente profissional para se adequar ao meio tradicional e de maioria masculina. O consultor a aconselhou a deixar um pouco de seu lado artístico transparecer, e a empresária relatou se sentir mais confiante no trabalho.
7. Você será mais bem-sucedido
Pessoas que são autênticas no trabalho não são apenas mais contentes, mas mais produtivas. É fácil enxergar a diferença. Ser alguém diferente para agradar o outro é exaustivo. As pessoas brilham, verdadeiramente, quando são autênticas.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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