Algumas situações de emergência requerem uma rapidez que as ambulâncias convencionais não conseguem atender. Principalmente em grandes cidades, com o trânsito cada vez mais caótico. Muitas empresas de saúde e de resgate já utilizam o helicóptero, mas que é limitado por seu tamanho e a falta de locais para seu pouso.
Para tentar agilizar esse processo, a israelense Tactical Robotics desenvolveu um veículo que pode decolar, voar e pousar sem piloto, para salvar vidas: o AirMule.
Inicialmente projetado para fins militares, logo se percebeu que poderia ser útil para transporte aéreo de pessoas feridas e para combater incêndios. O AirMule é uma aeronave sem hélices, não tripulada, baseada em um projeto do exército dos EUA de 1960 que não foi levado à frente.
Semelhante aos helicópteros, o AirMule decola e pousa na vertical, mas é muito menor tem apenas três metros de comprimento - e suas hélices são embutidas, o que facilita sua entrada em espaços mais apertados.
A estimativa é que a aeronave custe US $ 2,5 milhões por unidade e já está em fase de testes. O combustível utilizado será o mesmo de jatos modernos e seu voo será dirigido a partir de uma sala de operação central. A nave pode voar a uma distância de 100 quilômetros ou durante uma hora, com uma velocidade máxima de 100 km/h e capacidade para transportar 500 quilos de carga.
A empresa afirma que pretende lançar seu primeiro veículo voador dentro de cinco anos, mas está à espera de uma primeira encomenda para trabalhar na linha de produção.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Notícias |