Brasileiros e estrangeiros que estão viajando pelo Brasil durante a Copa do Mundo da FIFA 2014 podem conhecer mais sobre a beleza nacional e levar para casa peças do artesanato feito no país. Assim como aconteceu na Copa das Confederações, em 2013, o Sebrae montou showrooms nas cidades-sede da competição para incentivar o desenvolvimento desse mercado e mostrar aos turistas a qualidade do artesanato brasileiro. Os showrooms estão em funcionamento em dez das 12 cidades-sede.
“A comercialização é muito importante, mas muitas vezes ela nem acontece aqui. Essas lojas são uma grande vitrine e mostram a riqueza do Brasil, com produtos de qualidade, bem embalados e que não destoam dos comercializados no shopping”. Luiz Barretto - Presidente do Sebrae
Brasília, Natal, Manaus, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro têm lojas do Brasil Original, que ficam em locais de grande fluxo de pessoas, preferencialmente em shoppings centers. O espaço em Brasília, por exemplo, está montado na praça central do ParkShopping, com 500 metros quadrados, e é um sucesso. Em 54 dias de funcionamento, a loja, que comercializa mais de dois mil produtos de 209 microempreendedores individuais, recebeu mais de 254 mil visitantes e comercializou um montante de R$ 415 mil em produtos.
“A comercialização é muito importante, mas muitas vezes ela nem acontece aqui. Essas lojas são uma grande vitrine e mostram a riqueza do Brasil, com produtos de qualidade, bem embalados e que não destoam dos comercializados no shopping”, afirmou o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, que visitou a loja na quinta-feira (26). Em Brasília, o Brasil Original funciona no mesmo espaço da loja do Mosaico Brasil, outro projeto do Sebrae que incentiva os pequenos negócios a aproveitarem o período da Copa do Mundo (ambos fazem parte do Programa Sebrae 2014).
Charles DamascenoNove lojas Mosaico Brasil, com produtos tipicamente brasileiros produzidos por mais de mil empresas de pequeno porte de diversos segmentos econômicos, foram montadas em oito cidades brasileiras (Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Recife, Porto Alegre, Campo Grande e Corumbá) e inauguram um novo conceito: a comercialização coletiva. “Foi um esforço e um trabalho de muitos anos do Sebrae para reunir esse mix de produtos”, ressaltou o presidente do Sebrae.
Este é o último fim de semana para visitar o showroom no ParkShopping, pois ele funciona somente até a próxima segunda-feira (30). Mas a maioria das lojas fica aberta até o fim da Copa. Em São Paulo, o espaço do Brasil Original está montado no Shopping Light até 13 de julho. Em Recife, o showroom fica no Shopping Recife, em Boa Viagem, até 14 de julho. Em Natal, a loja que fica na Praça da Árvore só será fechada em 31 de julho.
O Brasil Original foi concebido pelo Sebrae para aproveitar o momento da Copa do Mundo e demais eventos esportivos como forma de estimular o desenvolvimento do artesanato brasileiro, por meio da inovação, competitividade e acesso a mercados. O propósito é elevar o patamar de qualidade do artesanato brasileiro ao desenvolver produtos de alto valor agregado, buscando também a melhoria da percepção e do valor do produto pelo mercado.
Todas as lojas Brasil Original receberam itens produzidos em 21 estados brasileiros participantes do projeto, que contemplam diversas tipologias do artesanato, tais como tapeçarias, rendas, cestarias, cerâmica, marchetaria e fibras naturais. Pensando no turista, o número mais significativo das peças reúne objetos de tamanho pequeno e médio, o que facilita o transporte, principalmente para aqueles que viajam grandes distâncias.
Fonte: Sebrae
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