Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Notícias

Barbie vira empreendedora em nova coleção da Mattel

25/06/2014

A Barbie acaba de incluir uma nova carreira ao seu extenso currículo. A fabricante de brinquedos Mattel anunciou na sexta-feira (22/06) o lançamento da Barbie Empreendedora, a última das 150 profissões da boneca desde sua criação, em 1959.

Apesar de já ter sido paleontóloga, astronauta e até presidente, a Barbie nunca foi vista como uma referência feminista no mundo. Muitos ativistas argumentam que a maior parte das atividades assumidas por ela eram estereótipos de trabalhos femininos, como aeromoça, professora, modelo e veterinária.

Equipada com um smartphone e um notebook, a Barbie Empreendedora vem com o intuito de mudar essa impressão. Ainda mais porque o lançamento ocorre num momento em que a discussão sobre a escassez de mulheres no Vale do Silício ganha destaque na imprensa e eventos.

Para cravar esse movimento à marca, a equipe de marketing da boneca fez uma associação com oito empreendedoras, entre elas Reshma Saujani, a fundadora da organização Girls Who Code, que reúne as poucas mulheres que atuam na área de tecnologia. Elas foram eleitas Chief Inspirational Officers (algo como Diretoras de Inspiração) da Barbie e participaram de uma discussão no Twitter na última quarta-feira para falar sobre suas carreiras e sonhos. A conversa ganhou a hashtag #BarbieChat.

Outra parte da campanha criará um perfil no LinkedIn para a Barbie Empreendedora (imagine colocar 150 carreiras em uma página na rede social?!) e anúncios com outra hashtag: #unapologetic (algo como "sem remorso"), em referência a uma campanha de várias marcas que destaca o fato de as mulheres sempre pedirem desculpas quando estão em ambientes considerados masculinos - como as empresas de tecnologia.

A estratégia é bastante agressiva, mas a revista americana Fast Company levantou um ponto importante: toda a campanha deve agradar muito mais as mães do que as crianças que brincam de Barbie. Será que um smartphone e uma página no LinkedIn são realmente capazes de mostrar às meninas que elas podem sonhar em se tornarem empreendedoras na área que bem entenderem?

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Barbie vira empreendedora em nova coleção da Mattel
Barbie empreendedora: será que o lançamento da Mattel pode mudar ambições de carreira das meninas?




Voltar Índice de Notícias
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia