A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realiza nesta segunda (15) e terça-feira (16) blitze educativas na região sul da cidade. A ação ocorrerá na Avenida Cidade Jardim com a Salinas, das 15h às 16h, e será uma preparação para a Semana Municipal de Trânsito que começa na quinta-feira (18) e segue até o dia 25.
Além das blitze, a ação terá a exposição de um carro que se envolveu em um acidente na cidade. Todo amassado o veículo trará a mensagem: Não seja a próxima vítima, como um alerta para que motoristas e pedestres reflitam sobre os riscos da imprudência no trânsito. Na segunda-feira o carro estará na Avenida Cidade Jardim e na terça-feira no Anel Viário.
Na abordagem, a Lei Seca e o respeito ao pedestre serão os temas destacados pela equipe do Educatrânsito e bombeiros. Na ação também será entregue materiais educativos que reforçam as orientações transmitidas.
A Semana Municipal do Trânsito, que ocorre entre os próximos dias 18 e 25, terá como tema este ano "Pedestre pisa na faixa. Motorista pisa no freio." Quem circula pelas ruas de São José dos Campos encontra essa mensagem em outdoors ou em ônibus do transporte coletivo.
Durante a semana a mensagem estará cada vez mais presente na rotina da população em jornais, revistas e ações espalhadas pelo município. Nas rádios, a campanha convidará o ouvinte a seguir e a aprender "o passo da faixinha" e lembrará que Trânsito Seguro é Responsabilidade de Todos.
O material de campanha também terá esse destaque com orientações para pedestres e para motoristas de como agir em faixas que não têm semáforos. O pedestre sinalizando a intenção de atravessar, esticando o braço, por exemplo, e o condutor ligando o pisca alerta para chamar a atenção de outros motoristas.
Aliada a essa divulgação aos moradores, serão realizadas ações de educação para o trânsito, manutenção e iluminação de faixas de pedestres, além de fiscalização aos veículos que não respeitarem a sinalização.
O foco no pedestre visa preservar o elo mais fraco nas relações de trânsito no dia a dia, como preconiza o Código de Trânsito Brasileiro: "respeitadas às normas de circulação, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.”
Voltar | Índice de Notícias |