O futuro está cada vez mais perto e, como prova, um brinquedo que ensina a lógica da programação para crianças foi lançado no fim de 2013. O Primo, da empresa inglesa Solid Labs, é voltado para meninos e meninas de 4 a 7 anos.
As peças formam um kit robótico com um pequeno cubo chamado Cubetto, que recebe instruções para se locomover. A peça estabelece uma conexão sem fio com a principal parte do brinquedo, uma caixa de madeira com diversos recortes. O tabuleiro na superfíce da caixa funciona como uma interface de programação.
Nos vãos, são colocadas pequenas peças coloridas que indicam a direção que Cubetto deve tomar: seguir em frente, à esquerda, à direita. Caminhos diferentes podem ser salvos pelo brinquedo para serem reprogramados exatamente como na lógica de programação, em que dispositivos eletrônicos tomam decisões baseados nas escolhas dos usuários.
O mecanismo se assemelha a linguagens como PHP e JavaScript e pode criar até um loop infinito de movimentos. O Primo é comercializado pelo site da Solid Labs, que pretende preparar os pequenos a lerem e escreverem em diversos códigos.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Notícias |