Quando se fala em condomínios, não é difícil pensar em problemas ou dificuldades cotidianas: o salão de festas já está reservado para um determinado dia? Como autorizar a entrada da faxineira que vai toda semana limpar sua casa? O que fazer com aquele vizinho que está aprendendo a tocar bateria à noite? E como resolver o problema do outro vizinho que nunca devolve o carrinho de compras no lugar certo? Tornar algumas dessas coisas mais simples é a missão da CondLink, empresa que criou uma plataforma online para melhorar o convívio em condomínios residenciais, organizando a comunicação entre as pessoas.
A startup surgiu quando Arnaldo Sanchez, cofundador de cinco empresas e mestre em engenharia de software, foi eleito síndico do condomínio onde morava e encontrou tamanha falta de organização, que o deixou incomodado. Assim, ele viu no problema a oportunidade para desenvolver um software e mais tarde contou com um aporte para abrir o negócio. Em janeiro de 2012, os irmãos Victor e Ivan Azouri Bermudes investiram capital próprio na empresa e a CondLink começou a operar.
Os sócios criaram um software que pode ser customizado para diferentes condomínios e que está disponível tanto para uso pelo computador quanto pelo celular. A personalização do software custa a partir de R$ 1500 e as mensalidades de manutenção giram em torno de R$ 250. Os preços variam conforme os serviços oferecidos, já que a ideia é que a ferramenta resolva as necessidades de cada cliente.
Entre as funcionalidades estão: gerenciar reservas de espaços comuns, agendar assembleias, controlar o recebimento de correspondências, criar uma rede de caronas amigas, monitorar a entrada e a saída de visitantes, promover um networking entre os moradores e ter certeza de que uma reclamação sobre o barulho do vizinho, por exemplo, vai chegar a um responsável capaz de tomar uma providência.
“O modelo criado por Arnaldo chamou a atenção por ser replicável para outros condomínios, o que permitiu que o negócio se expandisse rapidamente, ampliando suas atividades para além de São Carlos, cidade onde está a sede da empresa”, diz Ivan Azouri Bermudes. Atualmente, a CondLink tem 80 clientes, cerca de 160 mil condôminos cadastrados na plataforma e atende os estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Em 2014, os sócios esperam expandir para o segmento de condomínios empresariais, caso consigam encontrar um investidor.
Outro objetivo é oferecer aos clientes a possibilidade de integrar o sistema à solicitação de serviços externos, como encomenda de refeições e busca por faxineiros, encanadores, chaveiros, entre outros.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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