Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Notícias

Cresce procura por ‘caçador de vazamentos’ no Vale do Paraíba

04/11/2014

De toda a água tratada no Vale do Paraíba e Região, mais de um terço é desperdiçado por causa de diversos problemas como nos encanamentos de imóveis. A busca para evitar esse problema que pesa também no bolso fez crescer a procura de profissionais conhecidos como “caça-vazamentos”.

Esses profissionais usam aparelhos que captam sons suspeitos que podem indicar vazamentos. “Eu pego um ruído diferente do fluxo comum da água. Parece um jato de água batendo na terra. Mas é preciso saber interpretar para saber onde está o problema”, explicou o técnico Lucas.

Depois do atendimento desses profissionais, o síndico Marcos Antônio Marques fez uma fiscalização imbatível. Segundo o síndico, o último vazamento no prédio durou três dias. “Este problema gerou um rombo de R$ 600 no orçamento do mês. Nós fazemos a fiscalização da água duas vezes por dia”, afirmou.


Desperdício
Moradores do bairro Jardim Colonial, em São José dos Campos (SP), estão indignados com o desperdício causado pelo vazamento de uma caixa d’água da Sabesp. “Quando isso acontece, todo mundo leva os baldes para pegar água para lavar os quintais e carros, para aproveitar a água. Todos nós ficamos indignados, por todo mundo aqui tem consciência que é preciso fazer racionamento. E ver essa grande quantidade de água sendo jogada fora, é triste”, disse Maria do Carmo Santos Modesto.

Segundo os moradores, este vazamento acontece há mais de 15 anos, mas com a crise no abastecimento de água na região os motivou a denunciar o problema. Eles fizeram um vídeo com um celular que mostra a correria dos moradores para tentar aproveitar o desperdício da empresa, mas ainda assim muita água vai embora ladeira a baixo.

O engenheiro ambiental Wilson Cabral de Souza explicou que o desperdício das pessoas é grande, mas o que se perde de água nos vazamentos das redes representa entre 30% e 40%. “É uma grande quantidade de água sendo jogada fora e o custo vai para a sociedade”, disse.

A Sabesp informou em nota que está investindo R$ 42 milhões na troca de tubulações e em reparos. Sobre o problema na caixa d’água do bairro Jardim Colonial, a companhia de saneamento disse que trocou um equipamento e que o problema no vazamento foi solucionado.


Voltar Índice de Notícias
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia