Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Notícias

Empresa do interior paulista produz ossos artificiais há 19 anos

08/04/2014

Produzir ossos para fins didáticos: esse é o negócio de um casal do interior paulista que resolveu trocar de profissão há 19 anos. Em 1995, Fabiana Franceschi e Paulo Costa – formados em Administração de Sistemas de Navegação Fluvial pela FATEC de Jaú – deixaram a fabricação de barcos para se dedicar à Nacional Ossos.

A oportunidade surgiu com a oferta de um empresário do ramo de implantes ortopédicos que consultou a dupla sobre a possibilidade de desenvolver peças para uso experimental. O primeiro osso produzido pelos empreendedores foi um fêmur. “Na época, nem tivemos como pesquisar muito sobre esse mercado, mas acabamos arriscando. Essa empresa se tornou nossa cliente e depois vieram outras”.

Atualmente, a Nacional Ossos exporta seus produtos para mais de 35 países e atende principalmente fábricas de implantes, universidades e cursos de especialização. A empresa fabrica ossos artificiais com a preocupação de se aproximar ao máximo da anatomia humana e, recentemente, também passou a investir na produção de ossos de animais. Entre os produtos comercializados estão peças odontológicas e ortopédicas.

O objetivo é melhorar o aprendizado de estudantes da área médica e reduzir a necessidade do uso de material humano para fins didáticos. Com essa iniciativa, professores e alunos eliminam riscos de contaminação por ossos de procedência duvidosa e podem realizar testes quantas vezes forem necessárias, sem a dependência de um modelo “vivo”.

De acordo com os fundadores da empresa, o mais difícil foi começar. Fabiana afirma que a empresa é a única do ramo na América Latina. ”Mesmo depois de termos desenvolvido equipamentos próprios para a fabricação de ossos e termos testado vários insumos, às vezes não encontro matérias-primas para trabalhar”. A empreendedora lembra que um dia estava em uma gráfica a acabou descobrindo, por acaso, um insumo que poderia servir para fazer um ligamento. “Ainda estamos em fase de testes, mas acredito que vá funcionar”, diz. Os estudos para a produção das peças são acompanhados por especialistas da área.

Daqui para frente a empresa espera aumentar seus pontos de distribuição em outros países para baratear custos de exportação. Hoje, os pedidos são enviados pelo correio e em certos casos o preço dos impostos e do transporte limitam novas parcerias.

Os produtos podem ser adquiridos pela internet e são entregues na casa do consumidor, que não precisa atuar na área médica para adquirir qualquer um dos ossos artificiais.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Empresa do interior paulista produz ossos artificiais há 19 anos


Voltar Índice de Notícias
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia