Impressoras 3D já imprimiram quase tudo, comida, bolachas Oreo e até casas. A novidade agora é da empresa espanhola Recreus, que lançou um modelo tênis produzido por impressoras 3D. O empreendedor e fundador da empresa, Ignacio Garcia, se inspirou em filmes dos anos 80, como De Volta ao Futuro e Guerra nas Estrelas, para criar o modelo.
Para produzir o calçado, a Recreus desenvolveu o filamento Filaflex 1,75 milímetros. O material especial, feito para imprimir o tênis, garante maior conforto, flexibilidade e é mais macio do que os plásticos rígidos geramente usados nas impressões em 3D. A língua do tênis também impede que o cadarço machuque o usuário. Não há necessidade de uma impressora 3D especial para produzi-lo, já que máquinas comuns podem ser usadas sem que aja qualquer dano.
Enquanto o modelo do tênis pode ser baixado sem custo no site da Recreus, é necessário comprar os filamentos, que custam cerca de R$ 75 por rolo. O site disponibiliza diversas cores do material para customizar o modelo.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Notícias |