Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Notícias

Empresária relata sua paixão pelo segmento de noivas

26/05/2014

Aos olhos das gerações pode-se constatar: o amor está na linha determinante da história. O sentimento, aparentemente simples, tem o poder de moldar as atitudes, dando coragem, medo, frustração e felicidade. Paquera, namoro, noivado e casamento são as etapas daqueles que se amam e querem construir, juntos, um novo caminho. No mês das noivas nada melhor que pontuar a ligação mais forte entre dois seres humanos e abordar como isso se insere no campo empresarial.

Edna Fragoso, proprietária da empresa Adonna Maison, afirma que a paixão pelo universo das noivas surgiu quando ela começou a observar sua mãe costurar. “Sempre me encantou os tecidos, rendas e aviamentos. Enquanto eu olhava minha mãe trabalhar, cortava os retalhos e brincava de ser igual a ela. E todas essas situações me fizeram ter a certeza de como eu amava esse tipo de trabalho”, detalha.

A empresária relata que tudo começou quando uma amiga que queria casar solicitou a ela que costurasse seu vestido de noiva.  Edna aceitou o desafio e nunca mais parou. Fez um curso de alfaiataria, em que obteve muitos elogios por causa do seu traço firme. Era a certeza de um futuro traçado pelo sucesso com o dom aflorado aos 14 anos de idade.

De acordo com Edna Fragoso, um vestido de noiva para ser bonito tem que estar adequado ao biotipo da cliente. "A peça deve ser confeccionada com bons materiais e possuir um acabamento que proporcione conforto. Até porque no dia do casamento, a noiva recebe a família e os amigos, ficando com o vestido a maior parte da festa”, comentou, explicando que esse tipo de roupa segue uma tendência de rendas, transparências e tecidos que se adequam à personalidade de cada noiva.

O negócio nasceu do incentivo da clientela e amigos que acreditaram na iniciativa. Em média, são confeccionados dois vestidos de noiva por mês. Mas ainda é possível encomendar trajes para madrinhas, daminhas e formandas.

A tradição de Maio ser o mês das noivas tem várias hipóteses. Uma delas tem origem na idade média, quando este era o mês em que as pessoas tomavam seu primeiro banho anual, pois no hemisfério norte esse é o período do início da primavera.

Naquela época não se tinha chuveiro elétrico e era praticamente impossível tomar banho em temperaturas abaixo de zero. Portanto esse era o momento ideal para o casamento! O banho tinha  muitas flores, sendo que as noivas também as usavam como parte da sua decoração - outra tradição que deu origem ao bouquet. Outra possibilidade da mês comemorativo é a influência da Igreja Católica pelo fato de Maio ser o mês da Consagração de Maria - mãe de Jesus Cristo - e também pela celebração do Dia das Mães ser no mesmo mês.

Segundo Edna Fragoso, Maio é tradicionalmente o mês das noivas, mas, comercialmente, os meses de novembro e dezembro estão na concorrência.“Isso acontece por vários motivos como o aumento de receita dos noivos (13º salário), as possibilidades de conseguir menores preços nas flores e em outros itens que ficam muito caros em Maio”, esclarece a empresária.

A cerimônia tradicional do casamento firmou-se na história entre os anos de 1534 e 1539. A partir desse momento, a celebração se tornou um ato público, em que inúmeras pessoas eram convidadas para a comemoração que contava com a participação de um representante da igreja que presidia a cerimônia. No Brasil, aproximadamente 800 mil pessoas se casam, por ano.

Fonte: Sebrae

Empresária relata sua paixão pelo segmento de noivas



Voltar Índice de Notícias
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia