Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Notícias

Franquias que estão na moda exigem cuidados especiais

29/01/2014

O segredo do sucesso de uma franquia está no compartilhamento de práticas já testadas e aprovadas no mercado. Quando um empreendedor investe neste tipo de negócio ele já espera que o sucesso aconteça. Além disso, uma rede de franquias se estabelece sobre um diferencial sólido. Se o negócio não tem um fator muito atraente de diferenciação, manter-se no mercado é um desafio.

Por isso, empreendedores precisam ter cuidado redobrado ao investir em franquias ainda novas e que crescem muito rápido. Enquanto isso é sinal de aderência no mercado, também significa que o negócio pode estar pouco estruturado. “Em um processo de crescimento rápido, toda decisão acarreta uma perda. A perda do crescimento rápido é a qualidade”, opina Adir Ribeiro, da Praxis Business.

Ainda bem aquecido, o mercado de franquias cresce mais de 15% ao ano, nos últimos quatro anos. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, em 2013, o faturamento do setor deve alcançar os 117 bilhões de reais. Em novas marcas, o crescimento deve ser de 8%. Hoje, mais de 2 mil marcas oferecem franquias de seus negócios.

Com mais opções, o futuro franqueado deve investigar a rede que pretende investir. Descobrir se o negócio é viável financeiramente e se os franqueados atuais estão satisfeitos com os resultados. Além disso, é preciso fazer uma avaliação do próprio negócio, principalmente no setor de serviços.

Entre as franquias que cresceram rapidamente estão as de reformas e de serviços de beleza, como manicure. Nos dois casos, o maior perigo é conquistar mão de obra qualificada e permanente. “Com esse nível de desemprego baixíssimo, o franqueador precisa ter método diferencial para fazer a pessoa querer fazer parte do negócio”, explica Ribeiro.

Para André Friedheim, diretor da Francap, este processo de hipersegmentação no setor de franquias é natural, mas exige cuidado. “Eu vejo isso como natural, o desafio desse segmento é mão de obra e a baixa barreira de entrada, já que não tem grandes segredos de negócio nesses serviços”, indica.

Segundo os especialistas, nem tudo pode ser franquias. Sem um diferencial que valha o pagamento de royalties, o franqueado pode ter problemas. Ao crescer rápido, a rede pode deixar de prestar o apoio combinado, criando insatisfação e até prejuízos. “Com um tipo de negócio altamente copiável, as franqueadoras estruturadas, com marketing forte e processos de treinamento, vão conseguir se posicionar e sobreviver no mercado”, diz. Sem grandes segredos, uma tecnologia ou marca, fica mais difícil se manter ativo no mercado e com bons resultados.

Entre os principais problemas do crescimento desestruturado está a falta de suporte no ponto de venda. “Quando coisas básicas de uma franquia não acontecem, como logística e marketing, você não tem produtos para entregar e começa a ver e ouvir reclamações dos franqueados e ver que a produtividade e o faturamento vão caindo”, diz Ribeiro.

Fonte: Exame

Franquias que estão na moda exigem cuidados especiais


Voltar Índice de Notícias
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia