A empreendedora Cecília Vick se uniu a dois investidores, Hi Partners Capital & Work e Ricardo Ramos, CEO da Precifica, para colocar no mercado uma empresa que pretende ganhar dinheiro plantando árvores. Isso mesmo. A proposta da Green Click, lançada em janeiro deste ano, é neutralizar a quantidade de gás carbônico dispensado na atmosfera em função do aumento do uso de tecnologias, da internet, de cloud computing. “Tudo isso de forma muito simples”, afirma Cecília, diretora executiva da Green Click, que recebeu investimentos de R$ 1 milhão para ser lançada.
Assim, a empresa que contrata o serviço da Green Click terá uma árvore plantada a cada 10 mil visitas que seu site recebe. Aderindo ao serviço, a empresa-cliente ganha o Selo de Certificação Sustentável, emitido pela Green Click, para estampar em sua página na internet. “Atualmente, as práticas sustentáveis funcionam como um diferencial, repercutindo diretamente na imagem da empresa”, diz Cecília.
Aderir ao serviço custa R$ 238,79 por ano e dá direito a uma árvore plantada. “O Selo Green Click segue uma tabela progressiva, quanto maior o número de árvores plantadas, menor o custo unitário da árvore”, diz Cecília.
Segundo a Green Click, o consumo de energia pelos data centers no mundo chega a 700 bilhões de kWh por ano, número que só cresce – somente na América Latina, o consumo de energia pelos data centers aumentou 15% no ano passado, de acordo com o Censo Mundial da DatacenterDynamics 2013. Uma das soluções para esse fato, na visão da Green Click, está no plantio de árvores, já que cada uma delas pode neutralizar cerca de 7 kg de dióxido de carbono.
Por enquanto, 40 empresas já aderiram ao serviço, segundo Cecília, e 120 árvores já foram plantadas. A meta da Green Click para 2014 é semear 50 mil árvores. O local escolhido para o plantio foi o Paraná, em parceria com instituições de reflorestamento credenciadas.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Notícias |