Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Notícias

Jogo de perguntas com mais de 17 milhões de usuários chega ao Brasil

13/06/2014

Há quatro anos, o finlandês Thor Fridriksson, 35 anos, desejava aproveitar o crescimento do mercado mobile para faturar alto com games. “Eu nem sabia o que criar, só queria uma oportunidade no setor. Com ela, sua empresa poderia conseguir uma empresa global logo de cara”, afirma. Ele fundou, então, a Plain Vanilla Games. Essa facilidade para lançar conteúdo para um grande público de usuários, porém, escondia um problema que Fridriksson não previra: o grande número de concorrentes.

Com tantos jogos para dividir a atenção do público, a primeira criação de Fridriksson não emplacou e o empreendedor perdeu o dinheiro que investiu. Numa mesa de bar na Islândia, ele decidiu que não desistiria. Entre uma bebida e outra, pensou em como ninguém nunca tinha feito um game de perguntas/respostas antes. Dessa vez, aprendeu a lição: pensou logo de cara o que o diferenciaria de outros possíveis concorrentes, o aspecto social.

Em novembro do ano passado surgia o QuizUp, um jogo de perguntas sobre temas específicos. Mais que isso, o game é uma rede social e plataforma de discussão sobre diferentes assuntos. Os usuários podem competir entre si e também interagir uns com os outros.

“Pela diversidade de temas, o QuizUp cria uma sensação de pertencimento, o que aumenta a popularidade do jogo”, diz Fridriksson. “Conseguir responder uma pergunta corretamente também traz felicidade e satisfação ao usuário, que se sente mais inteligente.”

Em sete meses o QuizUp conquistou mais de 17 milhões de usuários em seis línguas e chegou, em junho, ao Brasil. Os desafios não param de crescer: o número de perguntas já excede 250 mil e os temas passam dos 400. A ideia é usar a contribuição dos próprios usuários para incrementar os testes – cada tema possui seu próprio fórum de discussão para alimentar sugestões.

O Brasil foi escolhido como próximo ponto de expansão do QuizUp, por causa da Copa 2014. Por isso, muitos dos temas específicos para o país envolvem o evento. Para se manter, a startup busca parcerias com empresas para criar testes temáticos, sem precisar, dessa forma, cobrar dos seus usuários. Essa estratégia já conquistou grandes nomes como Coca-Cola e Google.

O sucesso do jogo já conquistou investimentos que totalizaram R$ 3,6 milhões e que incluíram aportes da Greycroft Partners, IDG Ventures, Tencent, BOLDstart Ventures, CrunchFund e MESA+. O aplicativo do QuizUp está disponível para o sistema iOS e Android.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Jogo de perguntas com mais de 17 milhões de usuários chega ao Brasil
Thor Fridriksson, criador do QuizUp


Voltar Índice de Notícias
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia