Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Notícias

Jovens franceses viajam o mundo para falar com empreendedores

05/05/2014

Uma dupla de jovens formados em administração deixou a França no ano passado para visitar conterrâneos que abriram empresas fora de sua terra natal. São os criadores do W Project, Thomas Nanterme, 25 anos, e Brice de Matharel, 26, que passaram por 13 países em um ano. Eles encerraram a jornada no Brasil – visitaram quatro empresas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro em fevereiro. “O mercado brasileiro é enorme, mas abrir um negócio é complicado por causa da burocracia”, diz Matharel.

Nas viagens, a dupla coletou opiniões de empreendedores sobre oportunidades e dificuldades de cada nação. Esse conteúdo foi transformado em relatórios de avaliação do ambiente para negócios, disponíveis no site do projeto (o do Brasil ainda está sendo formulado), que também reúne fotos e vídeos dos entrevistados.

A página serve como um centro de orientação para outros franceses dispostos a empreender no exterior. “Nosso objetivo é mostrar que dá para criar empresas incríveis ao redor do mundo”, afirma Matharel.

De volta à França, os dois estão escrevendo um livro sobre o programa, que pretendem lançar em breve. Eles também escalaram novas equipes, que já estão viajando para conversar com empreendedores focados em economia criativa e em negócios de impacto social. “Queremos criar novos times todos os anos. O mundo oferece muitas oportunidades, e pensar globalmente é essencial para uma empresa”, diz Matharel.

O QUE ELES ACHAM DO BRASIL
Empreendedores franceses entrevistados pelo programa opinam sobre o país

Stéphane Darmani, 40 anos
Fundador da La Vista, produtora de audiovisual e eventos criada em 2013

Ponto forte: “O mercado brasileiro é rico em oportunidades e há bastante espaço para quem quer fazer coisas diferentes. Aqui, encontrei espaço para expressar minha criatividade”

Ponto fraco: “É difícil achar um equilíbrio entre manter um bom relacionamento com as pessoas e cobrar qualidade e pontualidade. Os franceses são rigorosos e diretos, e isso às vezes assusta os brasileiros”

Frédéric Junck, 52 anos
Fundador da agência de comunicação For Results, criada em 1998

Ponto forte: “O espírito do brasileiro, que é otimista, alegre e tem muita vontade de crescer. As pessoas sabem se virar em vez de ficar esperando atitudes do Estado, por isso são mais empreendedoras do que na França”

Ponto fraco: “Não há muito retorno em serviços e infraestrutura para as pessoas e as empresas, apesar de todos pagarmos uma alta carga de impostos. Em alguns setores, a corrupção também atrapalha”

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Jovens franceses viajam o mundo para falar com empreendedores
Thomas Nanterme (à esq.) e Brice de Matharel, do W Project, no Rio de Janeiro (Foto: Leonardo Wen/Editora Globo)



Voltar Índice de Notícias
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia