O Sebrae e a Confederação Nacional do Turismo (CNTur) lançam, nesta segunda-feira, em São Paulo, o projeto Avançando na Gestão de Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro. O objetivo é aprimorar a gestão dos pequenos negócios que atuam com turismo no Brasil, cuja representação é de 95% das empresas do setor e que empregam mais de 10 milhões de trabalhadores.
A meta é capacitar, até janeiro de 2016, 1,5 mil bares e restaurantes, meios de hospedagem, agências de viagem e negócios de transporte e entretenimento. As empresas que participarão das palestras e oficinas do projeto serão indicadas pelas unidades estaduais do Sebrae e por entidades representativas da CNTur nos estados. Os próprios empresários vão sugerir temas para as capacitações que serão ministradas pelas entidades gratuitamente.
No final da capacitação cada empresa receberá um guia com as ações a serem implementadas para atender as deficiências levantadas no diagnóstico de gestão. As ações irão promover o aprimoramento do negócio e a inclusão de boas práticas e inovações nas micro e pequenas empresas do setor de turismo.
Durante a execução do projeto, as entidades farão um estudo de mercado para conhecer o estágio de competitividade das micro e pequenas empresas do turismo brasileiro. As empresas que participarem da capacitação serão consultadas sobre a relação delas com o mercado, com os fornecedores, o grau de utilização de tecnologias, adoção de práticas de sustentabilidade e responsabilidade social, parcerias, cooperação e governança, por exemplo.
O projeto contempla também o lançamento de um edital de seleção e contratação de uma pequena empresa nacional operadora de uma Central de Reservas que receberá apoio da CNTur e que terá como missão oferecer taxas mais baixas e acessíveis, principalmente para pequenos hoteis e meios de hospedagem.
Fonte: Sebrae
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