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Plataforma ajuda atletas a conseguir patrocinadores

05/08/2014

A Copa do Mundo de 2014 não terminou bem para a Seleção. O escrete canarinho conseguiu tomar 10 gols nas duas últimas partidas na competição. Mesmo assim, a delegação brasileira recebeu US$ 20 milhões em prêmios. No mesmo mês de julho em que a Alemanha ganhou o tetra, nosso país recebeu as edições masculina e feminina do mundial de handebol de areia. O Brasil foi campeão com os homens e com as mulheres. Os atletas da modalidade não receberam um tostão sequer.

A situação acima mostra muito bem como o Brasil enxerga o esporte. Enquanto a esmagadora maioria dos recursos – e da mídia – se concentra no futebol, atletas de outras modalidades são, com o perdão do trocadilho, "jogados para escanteio". Para tentar melhorar a situação, o governo até lançou iniciativas como a Bolsa Atleta e a Lei de Incentivo ao Esporte. O problema é que a primeira só premia os vencedores e os mecanismos da segunda espantam quem se beneficiaria com elas – no caso, empresas que poderiam investir parte do que pagariam de imposto de renda no apoio de projetos esportivos. Com o objetivo de incentivar os atletas, um grupo de empreendedores criou, em João Pessoa (PB), a Atletas Brasil, uma plataforma que conecta esportistas e patrocinadores.

A startup é comandada pelo fluminense Fábio Bandeira de Mello e pelos paraibanos Simone Donata, Nicodemos Cruz e João Cleyton Nunes. Mello é jornalista esportivo e, em seu trabalho, sempre conviveu com as dificuldades enfrentadas pelos esportistas. Posteriormente, ele conheceu Simone, que joga handebol de areia. Juntos, eles convidaram Cruz e Nunes para desenvolver a plataforma.

Para participar da Atletas Brasil, o atleta precisa criar um perfil na rede. A partir daí, é possível receber financiamento em duas frentes, por enquanto: a primeira é por meio de um patrocínio direto. "O valor é livre e qualquer pessoa pode contribuir", diz Mello. A segunda fonte de renda provém da loja virtual da plataforma. Na venda dos produtos, uma parte do valor fica com a startup, enquanto outra parcela é destinada aos esportes. Neste caso, o usuário decide para quem vai repassar o dinheiro.

Até o fim do ano, a Atletas Brasil planeja lançar a terceira forma de incentivo: uma plataforma de crowdfunding, que permitirá a criação de campanhas pelos atletas. Será possível pedir uma quantidade predeterminada de dinheiro. Em troca, o esportista deverá dar algo em troca aos doadores. Quanto maior a contribuição, mais significativa é a retribuição.

A Atletas Brasil ganha dinheiro, hoje, com a loja virtual e com a cobrança de comissões sobre as doações feitas no site. A terceira frente de trabalho, cujo início se dará ainda em agosto, será um serviço de consultoria a empresas que queiram se enquadrar na Lei de Incentivo ao Esporte. Pela legislação, é possível redirecionar até 1% do valor do imposto de renda a atividades esportivas. O papel da Atletas Brasil seria o de intermediar e facilitar a vida dos interessados em aderir. "As empresas ainda acham a lei confusa. Por isso, pouca gente está participando. Acreditamos que muitas empresas vão querer aderir, pela proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016 e pela vontade de ver para onde vai o dinheiro de imposto de renda delas", afirma Mello.

A plataforma foi oficialmente lançada em 21 de julho. Por estar nos primeiros passos, a Atletas Brasil ainda tem menos de 100 usuários cadastrados. A loja virtual ainda tem poucos produtos. Para o futuro, a meta da startup é lançar os projetos de crowdfunding e consultoria, bem como ampliar o e-commerce. A empresa não divulgou uma meta de número de usuários, mas Mello afirma que o objetivo é ser o grande banco de dados do esporte nacional. Mais informações no site da startup.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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