O prefeito de São José dos Campos sancionou a lei que autoriza a criação do Programa Municipal de Castração Móvel, destinado ao controle da população de animais domésticos na cidade, assim como a criação de parcerias com instituições de ensino veterinário e ONGs de proteção animal. A publicação foi feita esta semana no boletim do município.
Neste primeiro momento, o projeto conjunto das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente credenciará entidades, instituições e pessoas físicas interessadas em contribuir para o controle populacional de animais domésticos. A intenção é realizar nesta etapa cerca de 150 castrações por mês.
A segunda parte do programa prevê a utilização de um veículo equipado com toda a estrutura necessária para realizar inicialmente a castração de animais abandonados para depois atender a população interessada que possui baixa renda (até três salários mínimos). O veículo percorrerá a cidade e funcionará por meio de agendamento prévio e divulgação para o público. O trailer recebeu o apelido de “Castramóvel”.
A documentação necessária para a compra do veículo deve ser enviada em breve ao Governo Estadual, que após análise libera o recurso necessário. A previsão é que as duas frentes de trabalho (veículo e parcerias) estejam atuando juntas no segundo semestre de 2014.
O trailer adaptado de nove metros de comprimento terá três divisões, contando com material cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória e balança para pesagem dos animais, além de equipamentos para atender os bichos que tiverem alguma reação à cirurgia.
Fonte: Prefeitura SJC
Voltar | Índice de Notícias |