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Saiba como contar a história do seu negócio

03/06/2014

Em 2005, a vida da americana Patti Winstanley passou por uma reviravolta. A imobiliária de sua família foi completamente destruída depois que o furacão Wilma atingiu o estado da Flórida, em outubro daquele ano.

"A casa ficou aos pedaços e não tínhamos mais onde operar", diz. Para conseguir uma nova fonte de renda rapidamente, a empreendedora decidiu comprar um negócio já existente. No final de 2005, ela assumiu as operações da Aztec, uma empresa de impressoras fundada em Austin, no Texas (EUA). Depois de uma reestruturação completa e de um grande investimento em tecnologia, o empreendimento é um dos mais respeitados da cidade atualmente.

Não é todo mundo que tem uma história como a de Patti para contar. Mesmo assim, cada empreendedor tem algo de especial, que o torna único. E é nisso que ele deve apostar na hora de falar sobre seu negócio a jornalistas e investidores. A lição foi dada durante uma das palestras que abriu o Women's Entrepreneur Network, evento para mulheres donas de negócios, realizado pela companhia de tecnologia americana Dell, que começou neste domingo (01/06) e vai até a próxima terça-feira.

Catrina Pollard, que atua na área de relações públicas há 20 anos, e Sara J. Robbins, jornalista freelancer, explicaram às participantes quais são as melhores formas de falar sobre seus negócios à imprensa e durante apresentações. "Boas histórias fazem as pessoas criarem  vínculo emocional com a empresa", diz Catrina.

Segundo ela, essa conexão faz com que o público queira saber mais sobre você e se sinta mais propenso a consumir seu produto ou sua ideia. "Você tem de procurar aquele fator que torna seu discurso especial, seja um furacão que destruiu a sede da sua empresa ou uma decisão difícil que você teve de tomar".

Para Sara, que já escreveu em publicações como Marie Claire, Glamour e Newsweek, o ideal é selecionar momentos que ilustrem bem o percurso do empreendedor. "Você não deve contar toda a história de sua carreira, mas selecionar as experiências que tornam real para os outros o que você viveu até ali", diz.

As duas deram três dicas que podem ajudar empreendedores a contar suas histórias do melhor jeito e, assim, conquistar o público. Veja:

1. As histórias precisam ter um elemento dramático
Nenhuma jornada é feita só de momentos felizes.  A maior parte dos donos de empresas já passou por maus bocados para colocar sua ideia de pé. Para Catrina, esses momentos tornam a história memorável. "É importante que jornalistas e investidores vejam como você, empreendedora, encarou coisas difíceis e, mesmo assim, não desistiu. Isso mostra o quanto leva a sério a sua empresa."

2. Seja relevante para a situação e para a audiência
Segundo Sara, não faz sentido usar o mesmo conteúdo em situações diferentes. "O que você fala precisa ter relação com o seu ouvinte, senão ele não prestará atenção". Por isso, é importante saber com quem você está falando e quais são seus interesses.

3. Fale sobre sua vida pessoal
"O importante é você fazer as pessoas irem embora sabendo algo sobre você: seus valores, suas crenças. Isso ajuda a criar uma conexão", diz Catrina. Para ela, a visão pessoal do empreendedor é tão importante para um investidor quanto a história da empresa. "As pessoas compram ideias de alguém que lutou, que passou por coisas difíceis e é capaz de dividir isso com o mundo."

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Saiba como contar a história do seu negócio
Patti Winstanley: ela superou uma tragédia para abrir um negócio - Foto: Fabiana Pires



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