Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Notícias

Sebrae conhece experiências de serviços tecnológicos na Itália

01/08/2014

Representantes do Sebrae e de 15 instituições parceiras do Programa Sebraetec estão na Região de Marche, na Itália, para conhecer o trabalho desenvolvido pelas redes de serviços tecnológicos do país em parceria com empresas locais. A iniciativa é do Projeto Rede Serviços Tecnológicos (RST), parceria do Sebrae com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Centro de Tecnologia e Qualidade do Setor de Móveis da Região de Marche (Cosmob) da Itália.

A ideia é construir uma rede de serviços tecnológicos para os pequenos negócios brasileiros dos setores de calçados (Novo Hamburgo-RS, São João Batista-SC, Campina Grande-PB) e móveis (Arapongas-PR e Grande Belo Horizonte-MG). A expectativa é atender 1.214 pequenas empresas nessas regiões até 2016, com investimentos de R$ 16 milhões.

Aumentar a sustentabilidade das pequenas empresas brasileiras e gerar condições favoráveis à competitividade, utilizando soluções tecnológicas que possam agregar valor aos produtos é o objetivo do Projeto RST.

Em saudação por vídeo, o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos reforçou a importância da competitividade para os pequenos negócios brasileiros. “Produtividade é a agenda do momento”, disse.

A gerente da Indústria do Sebrae, Kelly Sanches, e o presidente do Cosmob, Alessio Gnaccarini, explicaram que o objetivo do projeto é aumentar a sustentabilidade das pequenas empresas brasileiras e gerar condições favoráveis à competitividade, utilizando soluções tecnológicas que possam fazer a diferença no mercado externo, agregando valor aos produtos. Com soluções tecnológicas, a Rede fornecerá aos empresários o acesso direto a capacitações e consultorias, entre outros serviços.

Experiência italiana
Os principais conceitos, serviços e desafios na oferta de soluções de design para as empresas atendidas pelo Cosmob foram apresentados por uma técnica do Centro. A principal característica está na relação de uma rede de profissionais que é acionada a cada demanda.

Essa demanda é encaminhada para grupo de profissionais com perfil para atendimento e é responsável também pelo Estudo de Viabilidade Técnico-Econômico para todos os serviços. O pagamento é feito por meio de royalties da venda dos produtos, sem necessidade de pagamento inicial. A propriedade intelectual dos projetos desenvolvidos é do designer. A empresa beneficiada tem direito de uso.

Projeto RST
O Projeto RST é iniciativa do Sebrae em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Centro de Tecnologia e Qualidade do Setor de Móveis da Região de Marche (Cosmob), da Itália. Também conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin).

Fonte: Sebrae

Sebrae conhece experiências de serviços tecnológicos na Itália






Voltar Índice de Notícias
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia