Nove empreendedores receberam nesta terça-feira (25/03) o prêmio MPE Brasil, que reconhece boas práticas de gestão nos micro e pequenos negócios. Realizada pelo Sebrae, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) e a fabricante de aços Gerdau, a seleção elegeu os vencedores em oito categorias de atuação: agronegócio, comércio, educação, turismo, indústria, saúde, serviços e tecnologia da informação além dos destaques para iniciativas de responsabilidade social e voltadas para inovação. Veja abaixo as vencedoras.
O prêmio é destinado aos micronegócios com faturamento de até R$ 360 mil e às empresas de pequeno porte, com receita máxima de R$ 3,6 milhões. Para participar, os empreendedores tiveram de responder a um questionário detalhado sobre suas estratégias de administração. “É com essa base de informações que conseguimos determinar os pontos fortes e fracos de cada gestão”, diz Jairo Martins, superintendente-geral da FNQ.
Os critérios de avaliação não são nada modestos. A fundação usa o Modelo de Excelência em Gestão guia das grandes companhias – como referência. “Adaptamos os parâmetros das grandes para as pequenas e micro”, diz. Ao final da análise, os empreendedores recebem um relatório de diagnóstico de sua gestão. “Funciona como o trabalho de uma consultoria”, afirma Martins.
As empresas vencedoras do MPE Brasil são aquelas que se destacam por sua administração. Essa seleção é feita primeiro dentro dos estados e, em seguida, a nível nacional. “O mais interessante é que boa parte das ganhadoras ficam anos participando do programa até serem eleitas”, diz Anibal de Lucca, presidente do Conselho Superior do MBC. É o caso da Borkenhagen Contabilidade, ganhadora na categoria Serviços este ano. Esta foi a quarta vez que seu fundador, o contador Edvino Borkenhagen, se inscreveu no prêmio. “A cada ano, eles vão acatando às sugestões feitas pelo diagnóstico da empresa, até chegar ao primeiro lugar”, diz de Lucca.
Uma vez premiados, os empreendedores se tornam porta-vozes do MPE Brasil. Entre as obrigações dos vencedores está a participações em palestras e eventos pelo país para disseminar suas práticas de gestão. “Eles viram exemplo. A ideia é que eles consigam inspirar outros a participar e a melhorar a administração de suas empresas”, diz Jorge Gerdau, presidente do Conselho da Gerdau e um dos criadores do prêmio. Desde que foi lançado, em 1992 no Rio Grande do Sul, o programa tem entre seus objetivos a construção de um movimento de capacitação para os donos de negócios. “O mais difícil de ser pequeno empresário é conseguir tirar a cabeça do dia a dia da empresa e pensar estrategicamente, com uma linha de gestão. Nossa intenção é ajudá-lo a fazer isso”, diz o fundador da fabricante de aço.
Ao que tudo indica, o movimento idealizado por Gerdau já existe – e vem crescendo. Em sua 11ª edição, o prêmio recebeu mais de 93 mil inscrições de todo o país – um recorde, com nove mil a mais do que o número registrado no ano anterior. “Hoje, existe uma cultura da educação continuada entre os empresários. Eles percebem que só farão seus negócios crescerem se investirem em educação”, diz Luiz Barretto, presidente do Sebrae.
Conheça as vencedoras do MPE Brasil:
Agronegócio
Fazenda das Almas – Cabo Verde (MG)
Fundada em 1942, a fabricante de café é administrada hoje pela terceira geração da família Muniz. Na última década, o presidente Virgolino Adriano Muniz, de 59 anos, investiu em práticas para melhorar o bem-estar e a satisfação de seus colaboradores. Os funcionários passaram a receber uma comissão extra como prêmio por atitudes criativas e por sua produtividade. Além disso, são incentivados a comprar a casa própria e a realizar exames de saúde periodicamente com o plano dado pela empresa. Eles também participam de ações sociais junto às escolas públicas da cidade.
Comércio
Efetiva Informática – Rio do Sul (SC)
A empresa fundada por Jean Sandro Pedroso, de 40 anos, atua desde 1994 no comércio de equipamentos de informática e assistência técnica para pessoas físicas e jurídicas. Desde que implantou o Modelo de Excelência em Gestão proposto pelo MPE Brasil, a Efetiva Informática introduziu melhorias dentro de sua estrutura, como a criação de um serviço express e de um check list de identificação de avarias de equipamentos. Para promover a participação e o comprometimento de seus colaboradores, a empresa criou um conselho formado por toda a equipe, que discute desde a formulação de estratégias e metas até o desenvolvimento das rotinas diárias.
Educação
System Idiomas - Maceió (AL)
Criada em 1985 pelas irmãs Fátima e Vanessa Tenório, de 49 e 48 anos, a System Idiomas passou por uma mudança trabalhosa nos últimos tempos. Depois de realizar um estudo interno e externo, a empresa desenvolveu uma metodologia própria, o Systemic, que ensina inglês para crianças usando matérias escolares como matemática e ciências. Implantado em 2002, o sistema se mostrou eficiente entre os alunos e começou a ser comercializado para escolas de todo o Brasil. Um dos diferenciais da empresa é a baixa rotatividade de funcionários. Os atuais gestores da System iniciaram sua carreira na organização como professores e já atuam há muitos anos com as empreendedoras. Essa fidelidade à empresa também aumenta a capacitação dos funcionários que possuem um grande conhecimento dos produtos e processos oferecidos e podem participar mais ativamente da implantação de melhorias no negócio.
Indústria e Destaque Inovação
Biotecno – Santa Rosa (RS)
O transporte de vacinas sempre foi um ponto delicado para os serviços de saúde. A maneira mais utilizada ainda é bastante rudimentar: por meio de caixas isotérmicas e gelo. Mas o empreendedor Nerci Linck, de 47 anos, desenvolveu um equipamento portátil que torna o processo mais fácil. O sistema funciona com uma bateria interna, com autonomia de até 72 horas, que é conectada ao próprio veículo – possibilitando assim que o estado do equipamento seja acompanhando pelo motorista. Para realizar melhorias no equipamento, o fundador da Biotec realiza reuniões semanais com todos os seus funcionários. Além disso, eles são treinados para conseguir exercer funções diferentes daquelas para que foram contratados – assim, a ausência de um empregado chave da empresa não impossibilita o trabalho dos outros.
Serviços de Saúde
Lab Vita – Patos (PB)
Fundado em 2006, por Rita de Kassya, de 37 anos, o Lab Vita foi o primeiro laboratório do sertão paraibano a ter como objetivo oferecer qualidade e conforto aos pacientes. Um de seus diferenciais é um sistema de gestão das informações customizado, que atende especificamente às necessidades da empresa. Todas as informações do laboratório estão inseridas nesta plataforma e acesso a elas é liberado de acordo com as definições do login de cada colaborador.
Serviços
Borkenhagen Contabilidade – Foz do Iguaçu (PR)
Com atuação na área contábil, fiscal, trabalhista e de legalização, a Borkenhagen atende 120 clientes corporativos e 430 clientes pessoa física. Desde 2004, a equipe gerida pelo contador Edvino Borkenhagen, de 61 anos, se reúne para traçar estratégias e planos a longo prazo. Parte desse trabalho em conjunto culminou na obtenção de certificações reconhecidas nacional e internacionalmente, como as NBR ISO 9.001 e 10.002.
Serviços em Tecnologia da Informação
Vision System – Chapecó (SC)
Todo final de ano, os funcionários da empresa de software para gestão empresarial se reúnem para fazer um Diagnóstico Organizacional. A ideia do empreendedor Francis Marcel Post, de 35 anos, é que eles opinem sobre fatores relacionados a satisfação e bem-estar no ambiente organizacional. Como resultado desse processo, a Vision criou programas voltados para a qualidade de vida de seus colabores, ações sociais e meio ambiente. Para estimular a colaboração da força de trabalho, existe o Programa Boa Ideia, que reconhece as sugestões dos colaboradores implantadas com sucesso. As melhorias nas práticas de gestão também ocorrem depois de uma pesquisa. Nela, os clientes e a Associação Empresarial da cidade são consultados.
Serviços de Turismo
Pousada Don Ramon – Canela (RS)
Um dos principais focos da pousada fundada por Vicente Atz, de 37 anos, está nos cuidados com o meio ambiente. Além de ter conquistado diversas certificações de práticas ecológicas, a empresa faz uma planilha de levantamento de todos os aspectos negativos que causa ao seu redor. Para saná-los são criados programas e ações de tratamento e de metas para a redução do consumo de recursos naturais. Os hóspedes também são convidados a participar da causa: pelo projeto Vivências da Natureza, eles podem compensar o gás carbônico que geraram durante a viagem plantando árvores em áreas públicas.
Destaque Boas Práticas de Responsabilidade Social
Ourocar – Ourolândia (BA)
A empresa de mecânica e automoção investe em responsabilidade social com práticas de conscientização ao meio ambiente e redução de lixo. O fundador, João Soares, de 30 anos, está à frente de um programa que busca incentivar a reciclagem de resíduos, o “Aprendendo Reciclando”. Nele, crianças de escolas do município fabricam carrinhos usando embalagens de óleo automotivo utilizadas pela companhia.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Notícias |