Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Notícias

Startup Baixou quer chegar a 2 milhões de usuários em 2014

16/01/2014

Patrick Nogueira tem 30 anos, e desde os 15 já gostava de desenvolver sistemas de computador. Formado em Engenharia Elétrica, montou um blog, em 2008, chamado Boas Promoções. Lá ele monitorava manualmente os produtos das principais lojas de e-commerce do país e avisava quando um preço baixava. O blog ainda existe, mas Patrick quis ir além.

Ele criou um sistema que monitorava esses preços automaticamente e logo fechou uma parceria com um gigante do varejo, o Walmart. “Eles me forneciam a lista de produtos de hora em hora e eu monitorava se havia baixado o preço”.

Para expandir seus negócios e buscar outras parcerias, ele criou, em março de 2011, a Baixou (www.baixou.com.br), uma startup especializada em ferramentas online que monitora a variação de preço de mais de 3 milhões de produtos, em todo varejo nacional, em tempo real. Logo conseguiu se associar às 20 maiores representantes do e-commerce do Brasil e hoje sua empresa já conta com cinco funcionários e fatura quase R$ 1 milhão por ano.

A parceria funciona da seguinte maneira: a loja fornece a lista de produtos, e a Baixou, com seu sistema, monitora o histórico de cada um, e avisa se o produto teve seu preço diminuído em tempo real. As lojas também fazem promoções exclusivas para a Baixou. Assim, se o usuário comprar aquele produto por meio do site, a empresa de Patrick ganha uma comissão, que varia de 2 a 10%, dependendo do produto e do cliente.

Mas mesmo lojas que não são parceiras também são monitoradas pela Baixou, mesmo que não ganhe comissão. “Assim oferecemos mais opções ao usuário, mas a intenção é que outras se tornem parceiras também”, diz o empreendedor.

Baixou Agora
Para aumentar o número de usuários, Patrick criou um plug-in denominado Baixou Agora, para ser instalado em qualquer navegador. Assim, é possível informar ao cliente se um produto no qual ele está de olho está mais barato. Se o usuário quiser, pode se cadastrar no site e receber essa informação por email ou sms. Segundo Patrick, isso é importante, pois os preços podem variar de forma muito rápida.  “Uma vez, eu mesmo estava de olho em uma lava e seca roupas, e o preço mínimo estava em R$ 2100. Às 5h da manhã, recebi um sms da Baixou Agora avisando que tinha caído para R$ 1700. Comprei, voltei a dormir e quando acordei o preço já tinha voltado para R$ 2100”, conta.

A empresa levantou uma série de números para mostrar como os preços variam constantemente. Ela informa que Livros, por exemplo, é a categoria com mais variações de preço neste início do ano, com mais de 4,3 milhões de mudanças no preço nas principais lojas e-commerce. Mas, de maneira geral, a categoria com o maior número de variações de preços entre produtos é Instrumentos Musicais, com 8,06 variações por produto, em média.

Para 2014, Patrick espera um grande crescimento, graças ao desenvolvimento de um plugin para ser instalado direto no Windows, compatível com todos os navegadores, que deve ser lançado no mês que vem. “A ideia é, com esse novo produto, aumentar dos atuais 75 mil para 2 milhões de usuários até o final do ano, e assim incrementar o faturamento para até  R$ 5 ou 6 milhões”, acredita.

Os planos para criar um aplicativo para smartphones estão engavetados já que, segundo ele, a tecnologia ainda não permite que se faça isso de forma segura.  A startup está sendo acelerada pela “Start You Up”, no Brasil e de junho e setembro de 2013 participou do processo de aceleração da “Plug and Play Tech Center”, no Vale do Silício.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Startup Baixou quer chegar a 2 milhões de usuários em 2014


Voltar Índice de Notícias
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia