A ideia de um negócio costuma surgir como a solução de um problema. E quando o empreendedor vive esse desafio, fica mais fácil conseguir inspiração. Foi exatamente assim que o carioca André Simões, 27 anos, começou a sua trajetória empreendedora. Na época da faculdade – Simões cursou engenharia da computação na PUC Rio –, ele pensou: há redes sociais "normais", como o Facebook, e sites profissionais, como o LinkedIn. Por que não há uma plataforma para universitários? Percebendo essa lacuna, ele criou a Passei Direto. Lançada oficialmente em setembro de 2013, a empresa já tem 2 milhões de usuários.
Ao mesmo tempo que Simões, o também carioca Rodrigo Salvador, 24, estava desenvolvendo um projeto semelhante. No fim, Salvador se juntou a Simões na Passei Direto. Antes de empreender, Simões trabalhava em uma das empresas do Grupo Xangô, empresa que desenvolve e realiza aportes em startups. "Antes de largar o emprego e me dedicar totalmente à Passei Direto, mostrei minha ideia ao Xangô. Conseguimos um investimento-anjo antes do lançamento da empresa", diz Simões.
Em agosto de 2012, a Passei Direto começou a funcionar em uma versão beta e voltada para estudantes de cerca de 40 universidades fluminenses. Em março do ano seguinte, a plataforma ganhou mais um aporte, realizado pela Redpoint e.ventures, fundo responsável por investimento em empresas como Netflix, Groupon e Shoes4you. Enquanto esteve restrita, a Passei Direto conseguiu 200 mil usuários. Desde que houve o lançamento oficial, em setembro do ano passado, a plataforma chegou a 2 milhões de usuários, de inúmeras instituições de ensino do país.
Ao acessar a página da Passei Direto, o usuário informa a universidade e o curso em que estuda. Há a opção de fazer login e chamar os amigos do Facebook para entrar na plataforma. O convite pode soar inconveniente, mas é útil: com mais contatos, aproveita-se melhor o que o site oferece.
A página inicial é parecida com o feed de notícias do Facebook. Quando o usuário não tem amigos, o sistema coloca, automaticamente, postagens relacionadas ao curso e à universidade do aluno. No canto superior esquerdo, é possível acessar as disciplinas da graduação, arquivos compartilhados na rede e perguntas. Vale ressaltar que o usuário pode se conectar a estudantes de qualquer universidade. Ou seja, é possível contar com a ajuda de qualquer um.
Outra ferramenta de busca interessante é a ferramenta de buscas do site. É possível procurar por pessoas, arquivos e perguntas realizadas por outros usuários.
Como faturar
Ao contrário da grande parte das redes sociais, o site da Passei Direto não tem anúncios. Como o acesso à plataforma é gratuito, não tem jeito: os empreendedores não estão ganhando dinheiro com a empresa. Mas por pouco tempo. A Passei Direto está desenvolvendo um canal que conecta estudantes e empresas. Essa ferramenta seria paga e a base da monetização da startup. Segundo Simões, apesar de o LinkedIn oferecer algo semelhante, há espaço para o serviço. "No LinkedIn, os usuários já tem experiência profissional. Para os universitários, que estão começando a carreira, fica difícil conseguir um emprego por lá. Com uma ferramenta profissional na Passei Direto, seria possível ajudá-los a entrar no mercado de trabalho", afirma Simões.
Internacionalização
Em abril deste ano, a Passei Direto foi convidada a participar do ASU+GSV Summit, evento de tecnologia educacional realizado em Phoenix (Estados Unidos). Aproveitando a proximidade, Simões e Salvador esticaram a viagem e foram ao Vale do Silício. Na passagem pela região, os dois conversaram com muita gente. "Muitos deles eram investidores que realizaram aportes em gigantes da tecnologia. Segundo eles, temos na mão algo que pode conquistar o mundo", diz Simões.
Até por isso, a internacionalização está nos planos dos sócios da Passei Direto. Mas não no curto prazo. A princípio, a meta é se consolidar no Brasil. Até o fim deste ano, a empresa espera chegar a 3,5 milhões de usuários por aqui. "Vamos ficar mais um ano e meio no país e, depois disso, botar o pé pra fora", afirma Simões.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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