Os pais hoje em dia tem preocupações que há pouco tempo não se tinha com as crianças: quando o filho pode ter um celular? Com que idade pode entrar em uma rede social? O Facebook, por exemplo, exige que o usuário tenha pelo menos 13 anos, mas muitas crianças, influenciadas pelos amiguinhos, querem participar.
O Nipagesh, criado por uma startup israelense, é uma rede social exclusivamente para crianças do ensino fundamental. A ideia é preparar os pequenos para ganhar certa maturidade e estarem preparados quando tiverem idade suficiente para usar o Facebook, WhatsApp ou qualquer outra rede social.
A diferença do Nipagesh é que é uma rede de relacionamento que cadastra escolas, não pessoas. Uma vez que uma escola está cadastrada, todo aluno é um membro. Os usuários têm que usar seus nomes reais e as crianças podem conversar ou se tornar amigos de qualquer outra pessoa na rede – até mesmo desconhecidos de outras escolas.
Professores e pais também são automaticamente membros, e em cada página há um botão de “report” para que as crianças possam marcar mensagens que as façam se sentir desconfortáveis. Algoritmos também ajudam a detectar conteúdo impróprio e alertar os administradores.
A rede social também tem uma função educativa. Uma das atividades que oferece é a lição de casa, com a qual os professores podem utilizar a rede para iniciar as discussões, criar exercícios e se conectar com seus alunos fora da classe.
Nesta fase inicial, o Nipagesh é gratuito para escolas e seus alunos, mas empresa espera que eventualmente as escolas paguem para se inscrever. Também há expectativa de se vender anúncios, tanto voltados às crianças quanto aos adultos que estão na rede.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Notícias |