O Brasil é uma nação empreendedora. Sete em cada 10 brasileiros querem abrir a própria empresa nos próximos cinco anos, de acordo com a Endeavor, e muitos outros já estão no caminho: só a categoria dos microempreendedores individuais (MEI) inclui 3,6 milhões de pessoas, segundo a Receita Federal. Mas nem todo mundo sabe muito bem o que fazer quando, ao empreender, problemas aparecem. Uma startup quer ajudar esse pessoal.
Dois jovens de Niterói (RJ) criaram uma empresa para ajudar os empreendedores a superar obstáculos e atingir o sucesso. Com a Negocioteca, Victor Santos e Felipe Rolim, ambos com 27 anos, prestam um serviço de consultoria online para MEIs e microempresas.
A inspiração para a criação da Negocioteca veio de Victor Santos. Quando estudava educação física (e não estava muito satisfeito com o curso), ele decidiu: seria dono do próprio negócio assim que terminasse a faculdade. Enquanto o diploma não vinha, Santos começou a ler dezenas de livros de empreendedorismo.
Posteriormente, o fluminense engatou uma pós-graduação em administração. Foi então que ele descobriu o que fazer da vida. "Queria compartilhar tudo o que tinha aprendido e ajudar os pequenos empresários, aqueles da base da economia, a crescer", afirma. Pouco tempo depois, Rolim entrou no projeto e se tornou o responsável pelo desenvolvimento da plataforma.
A Negocioteca ajuda empresários com problemas em vendas, gestão financeira, produtividade, atendimento ao cliente e recursos humanos. Em um primeiro momento, sem cobrar nada, a startup entra em contato com os interessados, vê o que está errado e sugere um dos três modelos de consultoria disponíveis. O "Faça você mesmo" é voltado para clientes com algum conhecimento em administração. "Enviamos a eles um guia prático, com práticas úteis na resolução dos problemas", diz Santos.
O segundo modelo é o "Faça com a ajuda do consultor". Neste caso, a Negocioteca passa uma série de "tarefas", atividades práticas que o empreendedor deve fazer para corrigir os erros. O desenvolvimento das tarefas é realizado em conjunto. Já no terceiro, chamado de "O seu consultor faz para você", o plano de resolução dos problemas fica sob responsabilidade da Negocioteca.
Os planos de consultoria custam, respectivamente, R$ 195, R$ 495 e R$ 595. Mesmo lucrando mais com o terceiro plano, Santos normalmente recomenda que os clientes escolham o segundo. "Quando o empreendedor trabalha junto com a gente, ele aprende mais, o que também é um objetivo da Negocioteca", afirma Santos. A startup também oferece um plano premium, voltado para quem fez a consultoria e quer continuar recebendo orientações esporádicas. "Por R$ 50 mensais, funcionamos como um plano de saúde para as empresas e atuamos em caso de alguma dificuldade."
De acordo com Santos, que também atua como consultor da Negocioteca, é difícil traçar um público-alvo para sua empresa. "Não me iludo pensando em atingir todos os MEIs, mas posso dizer que os nossos clientes têm problemas bem parecidos, não importando a área de atuação. Por conta desse padrão, podemos trabalhar junto com empresas de vários tipos", diz ele.
Até o fim de 2014, a Negocioteca planeja realizar 500 consultorias e fechar o ano com R$ 250 mil de faturamento.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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