Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Notícias

Válvulas da Metal Work atendem requisitos da NR 12

14/01/2015

A cada dia, mais empresas são autuadas por não cumprirem com requisitos da Norma Regulamentadora 12 (NR 12), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, em vigor desde 2011. Segundo dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria), com o aumento das exigências impostas pela norma, o número de notificações às indústrias cresceu 250% em 2013, quando comparado a 2010, e o número de empresas autuadas cresceu 400% no período.
Entre alguns dos requisitos previstos na norma estão a utilização de válvulas de despressurização e bloqueio da linha pneumática (válvula de seccionamento) com cadeado e de válvulas de abertura progressiva, que evitam golpes de aríete no equipamento. Para atender a estes requisitos, a Metal Work, empresa líder na produção e comercialização de equipamentos pneumáticos para automação industrial, dispõe, em seu catálogo de produtos, das válvulas de seccionamento V3V e de Abertura Progressiva, da linha Syntesi.


A Metal Work dispões das suas válvulas de seccionamento V3V, da linha Syntesi, tamanhos 1 e 2, disponíveis em bitolas de ¼" a 1", na versão Skillair  até 2´´, podendo  ser acionada manual, elétrica ou pneumaticamente.  Para bitolas maiores que 1´´, o acionamento disponível é pneumático e elétrico.


Segundo Hernane Cauduro, diretor da Metal Work, as válvulas V3V possuem alta vazão, o que permite uma rápida despressurização da linha pneumática. “Esta ação deve ser tomada sempre que uma manutenção for necessária no equipamento ou enquanto este não estiver em utilização, uma vez que eventuais vazamentos causarão perdas constantes de ar, ocasionando custos para a empresa”, explica.


De acordo com Cauduro, por medida de segurança, a válvula com acionamento manual possui dispositivo para inserção de cadeado, requisito de segurança da NR 12, que impede a abertura da válvula e, consequentemente, da linha pneumática, o que poderia causar uma pressurização indesejada e risco ao funcionário.


Para acompanhar a válvula de seccionamento, a linha Syntesi também conta com válvulas de abertura progressiva, que evitam golpes de aríete no equipamento e na linha por aumentarem a pressão gradativamente, e não liberarem a pressão nominal de uma só vez.


Voltar Índice de Notícias
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia